sábado, 29 de março de 2008

Os índios da amazônia


Até hoje ainda não se pode afirmar com exatidão qual o número da população de indígenas que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses, em 1500. Mas, sem dúvida, antes mesmo dos colonizadores chegarem ao Brasil - e à Amazônia - boa parte o que hoje chamamos de Amazônia Legal já era habitada por índios. A origem desses povos aqui encontrados ainda desafia pesquisadores, e, apesar dos esforços de pesquisadores, não é possível apresentar uma resposta definitiva sobre a chegada do homem ao nosso continente.
Algumas estimativas feitas por estudiosos da região dão conta de que aproximadamente 5 milhões de índios habitavam o Brasil antes do descobrimento. O fato é que, desde o desembarque do europeu em terras brasileiras, a população indígena vem diminuindo, e tendo seus hábitos modificados como resultado do contato com o homem branco. Ao longo da história são inúmeros os registros de massacres de povos para retira-los de suas áreas, ou para a apropriação de suas riquezas por garimpeiros, madeireiros, fazendeiros, etc. Sobre os povos indígenas conhecidos, a maior parte das populações vive na região amazônica.
Em todo o país, os índios se distribuem por 556 áreas distintas, e ocupam uma superfície total de 83.507.923 hectares - o equivalente a 9,81% do território nacional. Hoje, calcula-se que existam no Brasil 215 etnias indígenas conhecidas, com uma população total de 325.652 pessoas (dados de 1997). A quantidade exata, no entanto, é muito maior, pois existem inúmeras sociedades isoladas e desconhecidas. O número de grupos desconhecidos é estimado em mais de 55, estando a maioria localizada nos estados que abrangem a Amazônia Legal.

Nenhum comentário: