sábado, 29 de março de 2008

Fauna Amazônica

A Amazônia abriga aves, mamíferos, peixes, répteis e invertebrados que
se espalha por rios, lagos, ilhas, praias e florestas, formando um dos mais ricos painéis vivos já vistos pelo homem, uma riqueza incontestável .
Cerca de 930 espécies de aves (Sick, 1997) já foram descritas, e na área da grande Belém foram catalogadas 482 espécies organizadas em 20 ordens reconhecidas no País.
Uma das principais causas da extinção das espécies é a exploração desordenada do território brasileiro, a degradação e o desmatamento dos ambientes naturais, a caça predatória, a venda ilegal de animais (tráfico). Todos estes fatores contribuem, junto com o aumento da população e os índices de pobreza, para que a lista de animais em extinção aumente cada vez mais. A proteção e a conservação é obrigação de todos, e deveria ser levado a sério.
Algumas estratégias para a conservação da fauna devem ser tomadas, como por exemplo:
Proteção - através do manejo, da recuperação e da retirada de uma dada espécie da lista de espécies ameaçadas de extinção, reduzindo as taxas ou risco de extinção dessas espécies à nível local e regional.
Combate ao Tráfico de Animais Silvestres – despertar as pessoas á consciência ambiental para que a aquisição de animais seja feita de maneira legal e consciente.
Desenvolvimento de Tecnologias - que possam aliar manejo em cativeiro e manejo na natureza, com o propósito de viabilizar a recuperação das espécies em desequilíbrio e favorecer a utilização econômica das espécies com situação estável.
Desenvolvimento de Alternativas de Manejo - tem por objetivo disponibilizar alternativas para a utilização sustentável, em alguns casos, restrita ao nível de subsistência de comunidades tradicionalmente carentes do ponto de vista econômico.

A fauna silvestre do Estado do Pará é exuberante e notável por sua diversidade.

As florestas abrigam aves, mamíferos, peixes, répteis e invertebrados que vivem em diversos ecossistemas: cerrado, terra firme, várzea, e litorâneo; onde ocupam diferentes ambientes.

Só na Amazônia, cerca de 930 espécies de aves (Sick, 1997) já foram descritas, e na área da grande Belém foram catalogadas 482 espécies organizadas em 20 ordens reconhecidas no País.

Mamíferos:

Esquilo, cotia, paca, capivara, gambá, mucura, jupati, tamanduá, preguiça, tatu, mão-pelada, quati, jupará, furão, gato-do-mato, jaguatirica, ariranha, suçuarana, onça-pintada, anta, veado, caititu, queixada, morcego...

Aves:

Andorinhões, beija-flor, garça, socozinhos, falcão, gavião, urubu, mutum, jacu, pavão-do-pará, jacamim, saracura, tucano, araçari, pica-pau, andorinha, bem-te-vi, ferreirinho, sabiá, arara, periquito e papagaio...

quático:

Boto, sirênia, peixe-boi...

Primatas:

Macaco e sagüi...

Peixe:

Pirarucu, gurijuba, piramutaba, mapará, tucunaré, pescada, curimatã, jaraqui, tambaqui, arraia, poraquê sarapó...

Réptil:

Jacaré, tartaruga, cobra e lagarto...

Crustáceo:

Camarão, caranguejo, siri e lagosta...



Nenhum comentário: