sábado, 29 de março de 2008

Extinção do Permiano-Triássico

Os trilobitas foram uma das principais vítimas desta extinção.

Efeitos na biodiversidade

Os principais grupos extintos neste evento foram:

Outros grupos que sofreram redução de biodiversidade incluem:

[editar] Causas

O caráter drástico deste evento afetou muito as faunas marinhas, mas os grupos de animais e plantas de meio continental foram relativamente um pouco menos afetados. A primeira hipótese, levantada pela ciência, sugere que esta nesta diferença entre extinção marinha e terrestre a causa da extinção permo-triássica, ou seja ,que esta relacionada com a evolução dos oceanos no final do Paleozóico. Através de dados geológicos interpretados à luz da teoria da tectônica de placas sabe-se que no Pérmico superior estava em curso a formação de um super-continente denominado Pangea. A aglomeração de várias massas continentais na Pangea causou uma diminuição significativa das linhas de costa e das áreas de ambientes marinhos pouco profundos, onde se encontram habitats muito ricos em termos de biodiversidade. Com o desaparecimento destes habitats, extinguiram-se muitas formas de vida marinha. Aliado a este efeito, há ainda evidências para uma regressão, ou diminuição do nível do mar, acentuada em todas margens da recém-formada Pangea, o que contribuiu também para esta extinção. O argumento contra esta hipótese é que ,segundo os biólogos, estas mudanças geológicas seriam lentas o suficiente para as formas de vida se adaptarem pelo processo da evolução, e portanto não levaria tantas espécies à extinção.

A teoria mais aceita pela comunidade ciêntifica atualmente, diz que um tipo de erupção vulcânica gigantesca aconteceu no território da Sibéria, que liberou grandes quantidades de dióxido de carbono, aumentando o efeito estufa em 5 graus extras na temperatura da Terra. E por conseqüência disso, ocorreu a sublimação de uma grande quantidade de metano congelado no fundo dos oceanos . A liberação deste metano para a atmosfera causou o aumento em mais 5 graus a temperatura do efeito estufa , somando 10 graus extras a temperatura do mundo. E com isso os únicos lugares onde a vida poderia sobreviver seriam próximos aos Pólos geográficos da Terra. Para os biólogos esta explicação é mais plausível, pois esta mudança rapida de temperatura não poderia ser acompanhada pelo processo evolucionário de adaptação.

Um comentário:

Bruno Guerreiro de Moraes disse...

E você acreditou nesses caras?

É logico que a extinção tanto do perniano como a Cretáceo-Terciário(K-T) foi provocadas pelos ET`s!

Os Aliens usam a Terra como laboratorio de testes, uma vez que essas experiencias chegam ao fim eles a "esteriliza" para que então novas especies sejam testadas, ou um novo cenário implantado.

Compreendeu?

Se não, então espere a publicação do meu livro, lá meu explico melhor o assunto.

http://www.projetoockham.org/cgi-bin/yabb/YaBB.cgi?board=pseudo;action=display;num=1218572833;start=120